Malka Y Negri Advogados

close em uma mão segurando uma caneta azul com ponta dourada, escrevendo sobre um papel em branco

Sobre o blog

O Blog de Malka Y Negri Advogados é um espaço dedicado a notícias, debates, críticas e sugestões.

A velocidade com que as coisas acontecem e se propagam na atualidade estimulam a nossa equipe a compartilhar com vocês informações e opiniões. Junte-se a nós.

21 de outubro, 2013

Empresas – Responsabilidade Corporativa (parte IV).

postado por Jacques Malka Y Negri

DSC7256 reduzidaSegundo o Instituto Ethos “Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. As enormes carências e desigualdades existentes no país, aliada às deficiências crônicas do Estado no atendimento das demandas sociais, conferem maior relevância à responsabilidade social empresarial.”

Não são todos que se dispõem a parar e refletir sobre o alcance deste importante princípio. E a razão é simples. Há quem vise o lucro, indistintamente. No entanto, Paulo Itacarambi, vice-presidente do Instituto Ethos, assegura que “já se demonstrou suficientemente que “the business of the business is business” é um conceito fadado ao fracasso. O negócio do negócio é criar valor e bem estar social.”

Fácil é perceber a importância do princípio aqui tratado. Imagine que uma decisão de sua organização, pequena, média ou grande, seguramente traz consequências para a sociedade e o meio ambiente. A partir daí, as ações podem ser humanizadas quando critérios e valores responsáveis são observados. E os ganhos? Certamente extrapolarão a organização, beneficiando tantas outras pessoas.

Ao encampar o princípio da Responsabilidade Corporativa, absorvendo questões de ordem social e ambiental na tomada de decisões, também se estará mirando na longevidade da organização,

Os benefícios, nestes casos, como dito, vão muito além das empresas. Mas não é só. Uma abordagem que garanta um desenvolvimento sustentável melhora a marca da organização e a sua competitividade no mercado e ainda cria novas oportunidades de negócios.

Até mesmo investidores interessados em avaliar o seu negócio, buscam na atualidade, os relatórios gerenciais sobre Responsabilidade Corporativa.

0 Comentários

Comente

© 2018   Malka Y Negri Advogados
Rua Sete de Setembro, 43/10º andar 20050.003 Centro Rio de Janeiro RJ   Tel./Fax: 21 2506.1115   contato@malkaynegriadvogados.com.br