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Empresas – Governança Corporativa – Transparência (parte I)
Jacques Malka Y Negri
equipe_jacques

Segundo conceituação adotada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC, “Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para sua longevidade”.

Dividindo este trabalho em 4 (quatro) partes, abordaremos neste primeiro capítulo, a Transparência (Disclosure), uma das linhas mestras das boas práticas da Governança Corporativa.

Indo além do dever de informar, a Transparência como valor, desafia entrega e acesso.

Uma empresa depende essencialmente de Credibilidade, o que somente alcança, quando age com Clareza, Coerência e Consistência.

Respeitada a política interna de divulgação, na qual se inclui observância ao dever de confidencialidade, informações devem ser disponibilizadas de forma ampla e didática com linguagem de fácil compreensão, franqueando acesso a matérias que extrapolam o desempenho econômico-financeiro.

Até mesmo as questões de aspectos negativos devem ser divulgadas. A equidade entre o que é positivo e negativo propiciará uma correta análise, principalmente quando tais fatores possam influenciar decisões, como por exemplo, de investimentos.

Nos dias de hoje, não se conquista a confiança sem a adoção de um maior nível de Transparência.